Páginas

sexta-feira, 26 de março de 2010

Teoria do Caos

"Uma inteligência conhecendo todas as variáveis universais em determinado momento, poderia compor numa só fórmula matemática a unificação de todos os movimentos do Universo." Assim falou Laplace. Matemático, astrônomo e físico francês, desenvolveu vários teoremas úteis a matemática, mas também estudou a teoria a qual cunhou essa frase a respeito: a teoria do caos.

E sobre o que trata essa teoria? Resumidamente, seria o fato de que alguns eventos naturais, devido a um grande número de váriaveis que o afetam, ou devido a uma mínima variação em uma dessas variáveis que altera todo o resultado final, se tornarem imprevisíveis. Não ajudou muito né? Ok, vamos facilitar. Vocês sabem por que os climatologistas erram tanto a previsão do tempo? Porque o tempo se comporta conforme a teoria do caos. Ele é afetado por inúmeros fatores distintos: umidade, luminosidade, ventos, pressão, temperatura, etc. e a menor alteração em um desses fatores, a longo prazo, pode fazer com que em aquele dia que você saiu com a certeza de que ia fazer um sol de rachar seja o dia em que o mundo despenque sobre a sua cabeça de tanto chover.

Mas o que tudo isso quer dizer? Bem, é aquela velha história do efeito borboleta (eu ouvi um "ahhhhh"): "o bater de asas de uma borboleta na América do Sul causa um furacão no Texas". É um exemplo extremo da teoria do caos. Mas não deixa de ser possível. E o que torna isso possível é, como eu já disse, o fato dos elementos caóticos serem altamente sensíveis a variações mínimas em suas condições iniciais.

Sistemas gravitacionais com mais de dois componentes já se comportam de modo não-linear, isto é, de modo que qualquer previsão feita já apresenta uma boa margem de erro em relação a aquilo que se disse que poderia acontecer (caos).

Tá tá, mas pra que te interessa saber tudo isso? Você não está nem aí para os sistemas gravitacionais e, quanto ao tempo, basta sair com um guarda-chuva na mochila. Na verdade é bem simples: você talvez já tenha notado a influência que o caos tem em eventos do seu cotidiano, só não tinha se dado conta sobre o quê era realmente isso.

Um exemplo pra facilitar: você está saindo de casa em uma sexta de manhã, quando um amigo seu te liga pedindo aquele livro que ele tinha te emprestado de volta. Você perde 3 min procurando o livro até encontrá-lo e sair de casa pra pegar seu ônibus. Infelizmente, seu ônibus só passa de meia em meia hora, e ele estava saindo no exato momento em que você chega ao ponto. Você acaba tendo que pegar o próximo e, por outra infelicidade do destino, ele atrasa mais ainda no percurso por causa de um acidente que acabou de acontecer na pista. Você chega atrasado pro trabalho e o chefe lhe dá um esporro dizendo que por causa disso vai ter que fazer hora extra. E isso acontece bem no dia em que você tinha prometido ir ao cinema com sua namorada, que, ao saber que você não vai, fica extremamente revoltada e diz que "você nunca tem tempo pra ela" e resolve acabar o namoro. Conclusão: Lei de Murph... Opa, Teoria do Caos. Já identificou a origem de todo esse problema? São aqueles 3 minutinhos inocentes que você perdeu procurando o livro do seu amigo. Mas calma, não precisa estrangular o desgraçado. Acontece que os eventos do nosso cotidiano muitas vezes se comportam de forma caótica e seria impossível tanto pra você quanto pro seu amigo saber que esse pequeno acontecimento alteraria todo o seu dia.

E aí? Como evitar isso? Bem, aí entra a frase de Laplace: você não pode evitar, simplesmente porque não pode prever como todas as variáveis vão se comportar em função daquele pequeno acontecimento. Mas ao menos agora você tem uma maior compreensão de como o caos está presente na sua vida, e também espero que você já tenha algo a dizer a sua namorada: "a culpa não é minha, é a maldita Teoria do Caos que trabalha com a imprevisibilidade de eventos que contam com variáveis suscetíveis a mínimas alterações iniciais" (não precisa ser com essas palavras, hehe).

Um comentário:

  1. Puta mano, por pouco voce nao descreveu algo que já aconteceu comigo. Eu devo ter uma simpatia imensa ao caos pq acontece cmg TODA HORA -.-'

    ResponderExcluir