Pois bem, quem aqui já foi chantageado? A resposta estará bem próxima da verdade se for dito "todo mundo".
E o que seria a chantagem? Bom, pegando uma das definições do Dicionário Priberam temos: "Extorsão de dinheiro ou favores com ameaça de escândalo ou outras consequências nefastas, no caso de negativa". Nossa. Assustador. Só a palavra "nefasta" já torna a definição assustadora. Mas é mais ou menos isso mesmo.
A chantagem é uma das inúmeras consequências de uma relação de poder (calma marxistas, não vou me aprofundar mais que isso). Essa relação de poder foi estabelecida entre você e outra pessoa devido a um instrumento que a outra pessoa possui, e que pode utilizar contra você: o instrumento de chantagem.
O instrumento de chantagem, ironicamente, é muitas vezes fornecido pela própria pessoa que está sendo (ou que poderá ser) chantageada. Você contou uma história extremamente comprometedora para alguém, ou fez algo que não deveria ter feito na frente de alguém, ou se envolveu em uma situação que não deveria ter se envolvido com alguém (como no caso de pedir dinheiro emprestado) e criou uma dívida com essa pessoa, a qual ele pode usar para lhe chantagear sob algumas condições.
Enfim, a chantagem é um instrumento vil, baixo, mesquinho, e egoísta que alguém utiliza para dominá-lo em seu próprio benefício.
E ainda outra categoria de chantagem é observada, mas essa não é tão eficiente (pelo menos não comigo), que seria a famosa "chantagem emocional". O chantagista utiliza do seu emocional para lhe pedir algo ou lhe cobrar um favor, muitas vezes sem razão ou argumentos válidos, apenas contando com a sua condescendência e compaixão (o que explica porquê não funciona comigo... Compaixão?! Jamais!)
Como evitar a chantagem? Confiança e prevenção. Evite manter dívidas com pessoas. E só conte algo que possivelmente lhe comprometeria se fosse a público para alguém de confiança. Não dê o instrumento de chantagem para qualquer um. Essa é uma das vantagens mais poderosas que alguém pode ter sobre você (quanto a chantagem emocional, basta não ser um bundão).
Tenho altas histórias que podem ser usadas como chantagem contra você! kkkkkkk ainda bem que sou confiável :)
ResponderExcluirÉ... eu sou um bundão...
ResponderExcluir