Páginas

sábado, 14 de agosto de 2010

A arte como ameaça

(Sei que meus leitores tem preguiça de ler, então tentarei usar um outro estilo de texto, e gostaria que me dissessem o que vocês acham)

Quando a arte se torna uma ameaça?

Acho que, antes que eu possa explicar isso, eu deveria dizer o que é arte. Arte? Como conceituá-la? Vou me resumir a: maneira de se expressar do ser humano que provoca sensibilização nas pessoas de alguma forma que seja (mais vago impossível).

E quando isso é um problema? Quando atividades muitas vezes perigosas e prejudiciais, tornam-se artes.

Assassinar poderia ser uma arte para um serial killer.
Guerrear poderia ser uma arte para um general.
Atear fogo a coisas poderia ser considerado uma arte por um piromaníaco.
Enganar pessoas poderia ser considerado uma arte por um charlatão.

Muitas vezes, em todos os casos acima, de fato essas ações são consideradas arte.

Quando as pessoas tomam por arte uma atitude imprópria ao que se considera nobre ou correto pela sociedade, ou em última instância pelo bom senso e pela moral, ela será um problema. Pois os artistas sempre estarão tentando exercer de sua arte.

Solução? Devemos reconhecer aqueles que tratam com reverência, ou mesmo respeito, atitudes baixas ou desumanas. "Esse assassinato foi uma obra de arte". "Vejam como é bonito o fogo queimando". "As pessoas são muito fáceis de se enganar". Exemplos disso que estou falando.

Nenhum homem de valor matará quando não for por defesa pessoal ou para salvar a vida de um inocente. Guerreará como último recurso. Queimará algo somente para deter o fogo. Enganará somente aqueles que dele querem abusar.

A arte é linda. Mas também pode ser muito perigosa.

2 comentários:

  1. acho q todos estamos sujeitos as peculiaridades e obscuridades da mente humana, nao ha como evitar, sempre havera alguem com alguma mania insana. basta que saibamos controlar e manter as coisas num nivel de controle suficiente pra evitar a histeria ou uma possivel inspiração das outras pessoas por tal insanidade, pq oq é popular é sempre atraente.
    e quanto a escrita: ficou realmente mais facil de ler, mas achoq vc deve ter odiado pq vc escreveu pouco kkkkk na minha opinião, o ideal é vc buscar algum meio termo entre isso de agora e oq vc estava fazendo antes

    ResponderExcluir
  2. leia Marilena Chauí. Ela escreve sobre arte, que tem como premissa ser uma atividade de vanguarda. portanto, nada do que vc citou é considerado arte.
    ah, e talvez não seja preguiça. faltou o circunflexo no "tem".

    ResponderExcluir