Enfim, é Natal. Dia de paz e de reflexão, de renacimento e de compreensão. Muitos não fazem ideia de que o nascimento de Jesus não foi nesta data, que foi escolhida por Constantino, imperador romano, no Concílio de Nicéia, entre outros motivos para oficializar o cristianismo e apagar das mentes das pessoas as religiões pagãs.
Pagãs?! Sim, pagãs. Quem não conhece o clássico monumento de Stonehenge, no Reino Unido, as pedras dispostas em formato circular? Sabe para que serviam as pedras? Elas demarcavam o movimento do Sol ao longo do ano, e, no dia 25 de dezembro, os povos que as ergueram cultuavam o Deus-Sol.
Isso é um problema? De maneira alguma. Independente de para que serve a data hoje em dia, ela é bem propícia: 7 dias antes do fim do ano. O 7, um número cabalístico por excelência, aparece em muitas referências bíblicas, como no genêsis em que Deus cria o mundo em 6 dias e descansa no 7°. Claro, não só ao cristianismo pertence o número 7, mas a muitas outras religiões e muitas outra áreas: são 7 as cores que o prisma refrata, são 7 as maravilhas do mundo antigo e moderno, são 7 os astros sagrados, são 7 os planos de evolução, são 7 os sábios da grécia, são 7 virtudes humanas, são 7 as desgraças do apocalipse, são 7 os anões da Branca de Neve... enfim, vocês já entenderam, basta consultar a lista da wikipedia se quiserem mais.
O que estou querendo dizer é que, acima de tudo, é uma época de reflexão, de auto-avaliação, de redenção. E principalmente uma época de renovação e de esperanças para o ano que está por vir, um ano de promessas (o famoso "esse ano eu vou emagrecer", "esse ano eu vou estudar", etc.). Mas nós não podemos deixar de pensar em Jesus, em seus ensinamentos, em sua filosofia, em como ele acreditava na humanidade e em como nós devemos fazer por merecer a fé que ele depositou em nós. E claro, não podemos deixar de ser otimistas para o elemento desconhecido que está presente todo fim de ano: o futuro.
Sim, porque "o futuro é uma astronave que tentamos pilotar, não tem tempo, nem tem hora, nem piedade de chegar. Sem pedir licença muda nossa vida e depois convida a rir ou chorar" nas palavras da letra de Aquarela. Ou seja: olhem para si mesmos, reflitam, reorganizem-se, concluam o que não foi concluído, perdoem quem não foi perdoado, e amem quem merece ser amado.
Assim eu desejo que tenha um bom Natal, e um 2010 repleto de ideias. Ideias?! Sim, ideias. Porque as ideias são o combustível que move o mundo, e eu espero que vocês ponham as suas em prática. Feliz Natal.
Muito bom :D
ResponderExcluirFeliz Natal atrasado
E um ótimo 2010 ;DDDDDDDDDDD