"Eu não acredito em fantasmas. Eles são muito mentirosos"
Acho até apropriado começar esse post com a piada mais velha que já fizeram sobre fantasmas. Afinal, é um tema realmente perturbador, e precisamos dar uma descontraída antes de nos adentrarmos nele. Pode até ser que não percebamos, mas os fantasmas estão tão enraizados na nossa cultura como os próprios vivos. Recentemente Jim Carrey atuou em um filme (Os fantasmas de Scrooge, que eu ainda estou para ver por sinal) relacionado ao mais famoso conto de Charles Dickens - Um Conto de Natal (ou A Christmas Carol para os aficionados em inglês) que trata sobre a história de um homem visitado por... Fantasmas. E esse é só um exemplo sobre nossos companheiros sobrenaturais, há milhares: os caça-fantasmas, poltergeist, a noiva de branco, gasparzinho, o fantasma de Michael Jackson (sim, até esse já existe), os fantasminhas de Mario (quem nunca jogou super mario bros aqui?), etc.
A pergunta que fica é: seria isso alguma brincadeira de muito mal gosto de pessoas que querem aparecer, alucinações de pessoas perturbadas, ou eles de fato estão entre nós? Bem, antes que vocês se decepcionem, não sou eu quem vai poder responder a essa pergunta. Mas vou tentar esclarecer algumas coisas. Antes de tudo, há uma diferença entre fantasma e espírito, mas falarei como se ambos fossem iguais.
Bem, o que interessa e instiga a mente humana é a origem dessas criaturas. Os mais céticos dizem que não passam de perturbações, relíquias de nosso passado, pois quando anoitecia e nossos antepassados se recolhiam em suas cavernas qualquer som de predador vindo de fora era tomado como uma ameaça, mas eles não podiam vê-los (já reparou que sentimos bem mais medo dessas criaturas à noite?), daí o caráter místico, assustador, sobrenatural.
Mas e todos aqueles flashs de luz? Criaturas que vêm das sombras? Imagens que nos fazem enlouquecer se olharmos fixamente? Simples: efeito psicológico. E quando não é, temos explicações físicas, como efeitos resultantes de descargas elétricas , que causariam a impressão de globos de luz flutuante.
Mas seria só isso mesmo? Então nossos problemas acabaram e podemos dormir em paz? Calma companheiro. A ciência se dá ao trabalho de explicar algumas, mas ela nunca disse que TODAS essas histórias deveriam ser descartadas. Alguns contos sobre fantasmas permanecem incógnitos e inexplicáveis, e mesmo entre os pesquisadores mais céticos há discordâncias para explicar algumas histórias. Para vocês terem ideia, cartas psicografadas, sob certas condições, são aceitas como provas de defesa (ou não) em um tribunal. Não devemos descartar tão facilmente nossos amigos ectoplasmicos.
Puxa vida, voce me pegou em um dos assuntos que ainda nao tenho opiniao formada. Eu nao sei quanto aos fantasmas em si, mas eu acredito sim, na existencia de seres sobrenaturais. Uma vez na aula de ingles, vi um documentario sobre isso, e apareceram algumas historias muito intrigantes, que sinceramente, nao pareciam nem um pouco com algum truque, ou alguma brincadeira de mal gosto. Nao faço a minima ideia de como esses seres sobrenturais vieram parar por aqui, mas se há varios relatos na historia da apariçao desses seres, acredito que nao seja mais uma historia qualquer. E como eles chegaram aqui? Acredito que do mesmo jeito que nós, todos os animais, e todos os outros seres chegaram.
ResponderExcluirSe descobrir algo a mais sobre fantasmas, publique por favor :}
Acho esse tema bastante interessante. Até porque ele mexe com a minha imaginação. Mesmo cético do jeito que sou, eu gosto de acreditar que existe sim algo sobrenatural relacionado a isso.
ResponderExcluirNão em almas de pessoas já mortas, mas sim que existe algum tipo de existencia, ainda nao explicada, que se agregue a esse tipo de evento.
A maioria dessas historias e fantasmas sao armações, porque desafiar a ciencia é interessante pra algumas pessoas. Mas certas coisas a ciencia empurra pra debaixo dos panos.
E, ao contrario de todos, eu prefiro crer no desconhecido a agregar falsidades ao misterioso.