Páginas

domingo, 6 de novembro de 2011

Achievements

As pessoas hoje vivem a vida colecionando "achievements".

Traduzindo de maneira meio irregular, "achievement" significa conquista, façanha, ou mesmo "feito heróico". É um termo muito usado em jogos de RPG online ou de videogame. Toda vez que seu personagem realiza alguma coisa nova ou espetacular ele pode receber um achievement - seja isso salvar todos os aldeões do perigo iminente sem usar qualquer arma ou matar o rei de maneira particularmente sorrateira - e ainda ganhar reconhecimento por isso.

Qual a relação disso com a vida real? Bom, muita, de certo. É comum ver as pessoas buscando fazer algo pelo simples fato de ser completamente inédito para elas - ir em uma montanha russa, pular de bungee jump ou mesmo comer em um boteco sujo - e não necessariamente porque é divertido ou emocionante, mas simplesmente porque ainda não foi feito.

É bem verdade que várias ideias novas e instigantes costumam chamar mais a atenção, mas é curioso como há um repúdio as ideias velhas. Comer no mesmo restaurante é entediante, jogar monopoly com a família toda sexta a noite é cansativo, ouvir as mesmas 150 músicas gravadas na memória do ipod já encheu. Será mesmo? É uma comparação relativamente estúpida, mas eu não costumo rever um filme que eu já assisti (a menos que não tenha nada melhor pra fazer). Entretanto, comprei Batman: O Cavaleiro das Trevas - que eu já havia visto - para assistir de novo. Foi ótimo. Havia muita coisa que eu não tinha pego da primeira vez que vi o filme, e ficou bem melhor na segunda.

A comparação acima é relativamente estúpida porque eu só repeti o processo uma vez, ao contrário de, por exemplo, assistir batman toda quarta-feira a noite. Mas há coisas que eu repito com fidelidade canina. Por exemplo: assistir Hércules, o filme da disney. Sempre que eu vejo que está passando, eu assisto novamente. Eu conheço praticamente todas as piadas, sei de cor as músicas e conheço a história do começo ao fim. E isso não me impede de ver de novo. Quando vou no McDonalds vez ou outra eu experimento algum sanduíche novo, mas eu diria que uma segura maioria das vezes eu vou de BigMac ou McCheddar. Por que? Porque me agrada. Não que os outros sanduíches sejam ruins, mas eu gosto do sabor desses dois em especial.

Eu não discordo de pessoas que estejam buscando novas experiências. Eu só não vejo sentido em buscá-la só porque é nova. Se, eventualmente, te chamarem para ir a um parque de diversão para curtir uma montanha russa, me avise quando que eu vou também. Mas ficar desesperado para ir a um parque só porque nunca foi em uma montanha russa? Isso é paranóia. Existem infinitas experiências para se viver ao longo da vida, e você provavelmente morrerá sem ter experimentado todas elas. Revisitar uma velha praça, reler um antigo livro, caminhar pelo mesmo caminho ainda são experiências válidas. Repetir a dose não é necessariamente ruim, e mudá-la não é necessariamente bom.

Na minha concepção, a vida não se trata de já ter ido pra disney, já ter perdido a consciência de tanto beber em uma festa, ou ter quebrado o braço quando era criança. A vida se trata de aproveitar as oportunidades e, algumas vezes, tomar as iniciativas. Não fazer algo porque é novo, mas fazer porque é bom.

Achievement unlocked - To finish a post in time predicted

Nenhum comentário:

Postar um comentário