É engraçado quando alguém fala "isso é óbvio". Como será que essa pessoa chegou a tal conclusão? Ou melhor, o que seria o óbvio para tal pessoa, pra que ela possa falar isso? O que é o óbvio?
Acho que, acima de tudo, o óbvio é algo que possamos prever ou deduzir por um raciocínio lógico, simples, eficiente. Entretanto, deve ser de fato um raciocínio extremamente simples, pois nem todos são capazes de perceber detalhes como alguns (talvez por isso digam que "o óbvio para uns não é o óbvio para outros"). Mas, quão simples? Aqui acabamos nos deparando com um problema de delineamento.
Eu posso dizer ser óbvio que alguém apontando uma arma pra cabeça de outra pessoa de maneira agressiva tenha intenções assassinas. Porém, seria de fato óbvio se eu somente visse duas pessoas discutindo imaginar que uma teria intenções assassinas? Talvez algum especialista em linguagem corporal conseguisse perceber, e isso seria óbvio para ele, mas não para nós.
Quando o céu está carregado de nuvens, pensamos de imediato "vai chover". Entretanto há aqueles que veem o céu limpo, claro, e dizem "vai chover". E de fato chove. Aqui podemos ver que o óbvio está relacionado a experiência pessoal, enquanto no exemplo acima a estudo e conhecimento (ou vice-versa). Isto é, perceber o "óbvio" nem sempre é tão óbvio.
Outra tipo de óbvio extremamente divertido é aquele em que alguém, mediante algum raciocínio lógico conclui algo e, devido a fatores como simplicidade ou importância, tal conclusão chega ao conhecimento de todos, que passam a julgar tal raciocínio como "óbvio". Por exemplo, é óbvio que as coisas caem para baixo por causa da gravidade, e é ainda mais óbvio que isso se deve a massa descomunal da terra em relação ao corpos que nela se encontram. Será mesmo? Antes de que isso tenha sido proposto, ninguém havia imaginado. Isto é, o "óbvio" não era "óbvio".
Imagino que enquanto alguém não for capaz de dizer qual é o raciocínio mínimo necessário para que algo possa ser considerado óbvio, ou ao menos que seja capaz de contextualizar a obviedade (por exemplo, para um grupo de bioquímicos a via glicolítica deve ser algo óbvio, mas isso é um caso de óbvio contextualizado), é no mínimo arriscado dizer que "tal situação é óbvia".
Agora uma pergunta a vocês: será que isso tudo que eu falei acima, já era óbvio?
Nenhum comentário:
Postar um comentário